Os 6 sabores da Ayurveda
Atualizado: 5 de ago. de 2020

A digestão começa assim que colocamos comida na boca. Este é o primeiro lugar em que as enzimas trabalham para quebrar o que comemos e, é claro, é onde provamos nossa comida. Quando você pensa em sabor, pode pensar em algo delicioso ou não, e é isso. Embora seja importante que você aprecie a comida que come, os sabores a que me refiro são os seis sabores da Ayurveda que desempenham um grande papel na digestão, nutrição e nos mantêm em equilíbrio.
Doce, azedo, salgado, amargo, picante (picante/quente) e adstringente são os seis famosos. Cada um deles é classificado como catabólico ou anabólico, é composto por dois dos cinco elementos, tem a capacidade de pacificar ou agravar um dosha e tem uma estação na qual é mais prevalente e, portanto, mais apropriado para consumir. Nem sempre são gostos que podemos identificar. Por exemplo, aposto que você reconhece o tempero de uma pimenta picante, mas poderia citar um alimento adstringente? É um pouco mais difícil. Isso se deve em parte ao fato de alguns sabores não fazerem muita aparição na culinária brasileira e também porque às vezes o sabor aparece mais em como nos faz sentir ou como digerimos. Quando podemos reconhecer a qualidade de nossos sintomas ou desequilíbrios, podemos facilmente usar as qualidades de nossos alimentos a nosso favor. E como cada sabor desempenha seu próprio papel, todos os seis devem ser representados em cada refeição. Leia abaixo uma descrição de cada sabor para mais facilidade em usá-lo:
DOCE
Doce é feito dos elementos terra e água. Ele pacifica vata e pitta e agrava kapha quando em excesso. É anabólico e cria tecido. Doce não significa apenas açúcar doce, mas grãos e leite estão na categoria de doces. Existe uma tendência atual de ser livre de grãos, mas os grãos podem realmente manter o equilíbrio no outono e inverno. Também acho que aqueles que têm desejo de açúcar frequentemente evitam grãos nas refeições.
AZEDO
Quando você pensa em algo azedo, você saliva. O ácido traz uma qualidade úmida para os alimentos que se equilibram com o vata, mas podem agravar o kapha. É composta de terra e fogo, por isso é bastante irritante para pitta e não é apropriado para o verão. O ácido é anabólico e é responsável por tantos alimentos que você pode não achar azedo, incluindo alimentos fermentados como iogurte e queijo. O azedo é ótimo no inverno e, se você pensar bem, originalmente fermentamos os alimentos para armazená-los para serem consumidos no inverno.
SALGADO
Salgado é sal. É isso aí. É feito de água e fogo e é ainda mais quente por qualidade do que picante. É anabólico e faz com que retenhamos água, por isso é pacificador de vata, mas agravante de pitta e kapha. É mais apropriado no inverno, mas na primavera e no verão nos faria reter a água de maneira importante. Ainda assim, muitos digestivos antes da refeição envolvem um pouco de sal para ajudar a aumentar o fogo digestivo. As algas também têm uma qualidade salgada que pode ser ainda melhor para adicionar às refeições do que o sal de mesa.
AMARGO
O amargo não é muito comum na dieta brasileira e tenho um palpite de que é por isso que existe uma grande procura pelo café. A melhor maneira de incorporar o amargo em nossa dieta não é o café, mas as folhas verdes. Amargo é catabólico e pode quebrar o tecido. É feito de ar e éter e é bastante leve, portanto, não é tão bom para vata dosha e pode agravar em excesso. É, no entanto, pacífico para pitta e kapha e um ótimo gosto para acelerar nos meses de primavera e verão.
PUNGENTE
Puro e simples, picante é o que chamamos de picante ou quente. É o que traz o calor quando um servidor pergunta se você gosta de leve, médio ou quente. É também um sabor presente em cebola e alho. É composto de fogo e ar e é catabólico. Não há problema em um vata dosha ter um pouco, mas em excesso isso cria um efeito de secagem que não é tão bom. As situações pitta tendem a não precisar de mais fogo, mas kapha pode se beneficiar com frequência. Não é ótimo nos meses de verão, mas é essencial para nos levar na primavera!
ADSTRINGENTE
Adstringente seca e o que eu acredito ser um dos gostos mais difíceis de identificar na língua. Você normalmente pode sentir seus efeitos. Por exemplo, você provavelmente sabe que farofa, pipoca e pretzels são secos, mas você não necessariamente os prova. Bem, eu acho que você não pode comer muito sem ter que beber um pouco. Mas com adstringente, pense em uma banana verde e como tem gosto ou chá preto. Isso o ajudará a entender. O gosto adstringente é feito de ar e terra e é pacificador para pitta e kapha, mas agrava o vata. Está reservado para ser um sabor de primavera.
Com amor,