top of page

Comida como auxilio de equilíbrio dos doshas

Atualizado: 26 de jul. de 2020


A Ayurveda diz que quando estamos equilibrados, temos desejo de alimentos que sejam bons para nós. Mas se nossa mente, corpo ou espírito está fora de sincronia, nossa conexão com a inteligência interior de nosso corpo dá errado. As aflições modernas como consumo excessivo e vida acelerada afetam nossos hábitos alimentares e com isso faz-se necessária uma abordagem ayurvédica de dieta adequada,pois é vital para promover a saúde e a felicidade. Ayurveda cria saúde, estimulando a inteligência interior do corpo para criar harmonia. Diferentemente das teorias nutricionais modernas, que tendem a recomendar diretrizes "de tamanho único" que mudam a cada nova onda de pesquisa, os médicos ayurvédicos sustentam que não existe uma única dieta ou alimento que seja saudável para todos os indivíduos.


O Ayurveda identifica seis sabores principais que precisamos em nossa dieta todos os dias - doce, azedo, salgado, picante, amargo e adstringente. Cada um desses sabores tem efeitos específicos para a saúde. quando incluímos todos os seis, ficamos completamente nutridos e satisfeitos. Quando comemos apenas alguns sabores, isso não só causa problemas de saúde, mas também deixa a gente com muitos desejos por alimentos não saudáveis. Por exemplo, fast food é feito de principalmente sabores doces, azedos e salgados. Se comermos uma dieta constante de fast-food, podemos desenvolver um desejo por doces. Adicionar sabores mais picantes, amargos e adstringentes pode ajudar a domar desejos descontrolados de doce.


Lei de Equilíbrio

Os seis sabores também afetam os doshas. Alimentos diferentes fazem com que doshas específicos aumentem ou diminuam. Os doshas aumentam e diminuem com o princípio de "igual atrai igual". Se você tem predominância de vata, terá a tendência de acumular mais vata. Dizem que os alimentos que diminuem um dosha pacificam esse dosha, e os alimentos que aumentam o agravam. Alimentos doces, azedos e salgados pacificam o vata. Alimentos doces e amargos diminuem os pitta. Alimentos picantes, amargos e adstringentes pacificam kapha.


🦋 Os tipos vata precisam de alimentos que acalmem sua tendência à ansiedade e hiperatividade. Alimentos pesados ​​e cozidos servidos quentes são os mais calmantes. Produtos lácteos, adoçantes e alimentos cozidos ou servidos com gorduras e óleos pacificam a vata. Cozinhe os legumes no vapor e regue com um pouco de azeite no final. Arroz e trigo são ótimos pra os vata. Frutas e legumes, frutas pesadas (como abacates e bananas), risoto são alguns dos alimentos que ajudam a pacificar o vata. Vatas pode cozinhar saudavelmente com mais sal do que pittas e kaphas.


🔥 Pitta, como a gente já sabe, tem fogo demais e precisa ser resfriado. Sirva os alimentos mornos, nem muito quem, nem muito gelado - que inibe a digestão. Pittas se dão melhor com quantidades reduzidas de gorduras, óleos e sal. Frutas doces e completamente maduras e todos os vegetais, exceto alho, tomate, rabanete e pimentão, ajudam a pacificar. Coentro e menta têm efeitos de resfriamento. Cocos, romãs, salada de legumes grelhados e pudim de arroz reduzem a pitta.


🌳 O kapha precisa ser estimulado e aquecido. Alimentos leves, secos e quentes reduzem a quantidade de kapha no corpo. Use quantidades mínimas de gorduras e óleos. Adoce os alimentos com mel, mas nunca cozinhe ou asse com ele. Grãos como cevada, trigo sarraceno e centeio são os melhores para os tipos kapha, assim como frutas leves e secas, como maçãs.

Os Kapha podem comer todos os temperos e ervas, mas precisam ter cuidado com sal. Sementes de abóbora e girassol e todos os feijões, com exceção da soja são ótimos pra Kapha.


Alimentação Inteligente

Tão importante quanto o que comemos é como nosso corpo assimila a comida. Os textos ayurvédicos comparam o processo de digestão ao cozimento sobre uma chama. O seu fogo digestivo é chamados de agni, e essa chama "cozinha" os alimentos para que os nutrientes possam ser utilizados de maneira ideal. Quando o agni é forte, nosso corpo assimila totalmente os nutrientes e elimina o que não precisa. Aqui no ocidente pensamos nisso como nosso metabolismo.

Se o fogo digestivo for fraco, o quantidade de comida digerida da refeição forma uma substância pegajosa e tóxica chamada ama. Ama bloqueia o fluxo da inteligência interior do corpo. Ele se instala em áreas desequilibradas do corpo, como depósitos de cálcio nas articulações, placas nas artérias e cistos e tumores. Língua revestida, mau hálito, depressão e pensamentos pouco claros podem indicar a presença de ama.


Para impedir a formação de ama, beba bastante água morna ou à temperatura ambient, não coma muito tarde, procure comer refeições preparadas na hora e use comidas orgânicas e que estão na estação. O seu agni pode ser fortalecido ao "acendê-lo" com alimentos e temperos quentes, como gengibre e pimenta preta.

Fonte: Clínica Dhanvantari

Mas o mais importante de todas essas recomendações, é comer os alimentos que você gosta!

O nosso agni vai trabalhar no segundo em que a comida encostar na língua.

Se você come algo que não gosta ou algo que te deixa com água na boca, afeta a maneira como seu corpo absorve completamente seus nutrientes.

Existem seis estágios de digestão, assim como os seis sabores. Cada um deles é digerido em uma parte do nosso corpo e entender essa digestão ajuda a entender melhor o seu corpo. Muitas vezes, você come antes de completar todos os seis estágios, e isso traz problemas digestivos, acúmulo tóxico e constipação. Mais pra frente vamos falar sobre cada um dos estágios.


No livro Ayurvedic Cooking for Self Healing de Usha e Dr. Vasant Lad, você pode encontrar diretrizes de comidas para os doshas. Esse é um guia para te ajudar a fazer escolhas que irão te trazer mais equilíbrio, de acordo com o seu prakriti e vikruti (quem você é, ou como está no momento).

Por exemplo, você que está sem muitas reclamações, use como um guia pra te manter nesse equilíbrio, como forma preventiva.

Caso você esteja com algum desequilíbrio, foque mais no guia para o seu vikruti, para o que é melhor pra você nesse momento, para trazer o balanço pra o seu corpo, e aí sim seguir aprendendo o que te ajuda com o equilíbrio no dia-a-dia.


Aqui está o guia de comidas para os doshas traduzido, pra baixar e imprimir,

Diretrizes Ayurveda LL
.pdf
Download PDF • 498KB

Com amor,

Lys

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page